Início » Últimas » Achado fortuito no vale do Sado

Achado fortuito no vale do Sado

pedra0As terras de Alvalade guardam ainda, certamente, muitos segredos e património por desvendar… Temos notícias, de tempos a tempos, de pequenos achados no interior da freguesia mas também dentro e na periferia da vila. Exemplo disso é a pedra na fotografia encontrada recentemente perto dos “Portões do Mira” durante uma caminhada no vale do Sado que, de acordo com alguns estudiosos consultados, pode ter servido para modelar e afiar objectos cortantes em pedra ou, sobretudo, em metais pouco duros (cobre, bronze), sem cronologia atribuída por enquanto uma vez que estas pedras foram usadas durante muito tempo e quase até aos nossos dias. Um uso semelhante ao que terá tido a pedra adossada num dos muros da ponte romana, descoberta em 2002 durante as obras de conservação e consolidação que recebeu.

_LPR

2 Respostas a Achado fortuito no vale do Sado

  1. António Castro Responder

    1 de Outubro de 2016 em 22:24

    Sendo eu um futuro morador de Alvalade-Sado, o que aconselharia aqui o “Alvalade.info” a um novo morador?
    Escolhi o Alentejo para viver a minha reforma e quis o destino que eu vá parar a Alvalade.
    Curiosamente, foi exactamente nesse bairro de Lisboa com o mesmo nome que vivi mais de 50 anos, e os últimos 15 foram passados na Região Oeste, em Óbidos.
    Numa busca com informação sobre Alvalade-Sado, só encontrei o seu “blog”, mas que compete em qualidade com qualquer informação autárquica, quase inexistente.
    Os meus parabéns e o meu obrigado pela informação aqui colhida e aguardo as suas recomendações.
    Bem haja
    Castro

  2. admin Responder

    2 de Outubro de 2016 em 9:09

    Olá Sr. Castro,
    Muito obrigado pelas palavras simpáticas sobre o “alvalade.info” e parabéns pela escolha de Alvalade, para viver esta nova fase da sua vida. Se procura uma vida calma, ao ritmo do Alentejo, não se irá arrepender. Por outro lado, a posição geográfica de Alvalade e as acessibilidades que a servem permitem-lhe também incursões rápidas a outros concelhos da região, e facilitam também uma qualquer ida à capital ou mais para Sul.
    Sobre conselhos para um novo morador ou residente alvaladense…apenas posso sugerir que disfrute da terra e do que melhor ela tem para oferecer.
    _LPR
    https://www.facebook.com/alvaladeinf/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.