Início » Últimas » Efemérides de Junho

Efemérides de Junho

misericordia8

1834 –  No dia 1 de Junho, depois de almoçar, D. Miguel I despede-se de Alvalade e da família Lança Parreira, que o acolheu, tendo sido tratado com respeito e como se ainda reinasse por toda a população, e parte para Sines saindo pela rua de Lisboa com a comitiva e escolta que o acompanhou e passou a noite na vila, ao redor das 160 pessoas.

1861 – No dia 4 de Junho o Governo Civil de Beja extingue a Santa Casa da Misericórdia de Alvalade e confrarias, e todos os seus bens (móveis e imóveis) entram para a posse da Casa Pia de Beja.

1910 – No dia 29 de Junho foi inaugurado um sino na Igreja Matriz, fundido em Braga, nas oficinas de Rebelo da Silva & Cª.

1939 – Em 1 de Junho, os serviços Telégrafo-Postais que estavam adstritos a Setúbal, foram transferidos para Beja, como capital de Província, ficando-lhe portanto subordinados, além dos já existentes, mais os concelhos de Alcácer, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

1943 – No dia 26 de Junho, foi fundada a Casa do Povo de Alvalade.

Ainda em Junho do mesmo ano, foram calçadas as ruas Almirante Reis, Vasco da Gama e Luis de Camões com pedra oriunda de Santiago do Cacém.

1946 – Em Junho começou a construção do novo edifício escolar (Escola Primária), na estrada da Estação, no sítio da Carrasca, num terreno expropriado de um olival do Dr. Manuel Mateus.

1952 – Em Junho foi concluída a construção da ponte dos Arcos, sobre o rio Sado, no Porto Ferreira.

1956 – A 29 de Junho, é inaugurado o Cine-Alvalade com o filme “O Escudo Negro de Falworth”.

1995 – Alvalade adquire novamente à categoria de Vila no dia 21 de Junho, que havia perdido aquando da extinção do concelho em 6 de Novembro de 1836.

_LPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.