Início » Últimas » Pelos campos de Alvalade

Pelos campos de Alvalade

camposdealvaladeMuito antes de despertar em Alvalade o interesse pelas caminhadas, já a empresa SAL, de Setúbal, tinha percebido o grande potencial existente na freguesia para o pedestrianismo. Foi assim que, em 1999, a SAL criou o percurso pedestre “Campos de Alvalade”, ainda activo. Teve 3 passeios, que no total levaram a Alvalade quase 80 praticantes, na maioria residentes na região de Setúbal e Lisboa. A proposta do percurso é conhecer uma das vilas mais importantes que outrora esteve sob a protecção da poderosa Ordem Militar de Santiago de Espada. O percurso nunca chegou a ser marcado como a SAL ainda sugeriu e pediu à câmara municipal, mas continua com o seu potencial perfeitamente intacto.  As potencialidades da freguesia permitem criar mais percursos para outros passeios pedestres de interesse semelhante, que devidamente marcados, homologados e divulgados poderão também contribuir para a projecção e valorização da freguesia. 

 

_LPR

 

 

Campos de Alvalade – passeio pedestre

 

Estamos na foz da Ribeira de Campilhas, onde esta entrega as suas águas ao Rio Sado. Terrenos férteis, campos de arroz, agricultura e local estratégico de ocupação humana. A vila de Alvalade Sado tem uma história que se confunde com a história do país. Provavelmente com anterior ocupação romana, o seu topónimo é de origem árabe e significa local guardado ou protegido. Assim o foi pelos Cavaleiros de Santiago e a ponte medieval testemunha o interesse em resguardar e controlar a vila. Este é um passeio para quem gosta de amplos espaços, seguindo ao longo da Ribeira de Campilhas e cruzando campos e searas.

  

Descrição
Percurso: Por caminhos rurais e trilhos naturais.
Região: Alentejo.
Local:
Alvalade do Sado, Santiago de Cacém.
Temáticas: Natureza, Ruralidade, Paisagem.
Assuntos de interesse: Vila de Alvalade Sado, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Oliveira, Ribeira de Campilhas, Ponte Romana, unidades industriais agrícolas do Tomate e Arroz, Fonte da Fome, montado de sobro e a extracção da cortiça, eucaliptal, associações de regantes e sistemas de distribuição de água para agricultura Estação de Caminhos de Ferro de Alvalade Sado.

História
Código SAL: 015-99
Primeira edição:
11 Abril 1999
Número de realizações: 3
Total de caminheiros: 79
Percurso original: Identificado, reconhecido e criado pela SAL.
Originalidade: Conhecer uma das mais importantes vilas sob protecção da Ordem de Santiago.

Informações Técnicas
Tipo de percurso:
Circular.
Meio: Rural.
Distância: 15Km A VERIFICAR GPS.
Duração aproximada: 5 horas.
Desnível máximo: 50m.
Subidas: Sem significado.
Dificuldade: Média

Como Chegar
Local de encontro: Igreja Matriz de Alvalade Sado.
Coordenadas geográficas (GPS):N37º56’25” W08º23’42”
Acesso: Seguir pela autoestrada A2 e sair na segunda saída Grândola (Grândola Sul) Continuar pela estrada EN261 (direcção Sul) até à Mimosa. ATENÇÃO: A Brigada de Trânsito “ataca” por aqui – Cumpra os limites de velocidade. Logo após a Mimosa, vire à direita para Alvalade, entre na vila e procure pela Igreja Matriz.
Onde estacionar: No largo da Igreja ou nas ruas vizinhas.

Observações
Pode fazer os seus abastecimentos no local.

 

 

Fonte: SAL – Sistemas de Ar Livre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.