Início » Últimas » Revitalizar tradições…

Revitalizar tradições…

Ourique recupera tradições

A partir de hoje e até ao próximo dia 7 o concelho de Ourique volta a receber as noites de Cante Alentejano dedicadas às Janeiras, aos Reis e ao Menino. “Durante estes dias, as igrejas das freguesias do concelho de Ourique vão receber as vozes de diversos grupos corais e populares, em serões de cante alentejano dedicado às Janeiras, aos Reis e ao Menino”, anuncia a Câmara Municipal. Pedro do Carmo, presidente do município, assegura que a autarquia está “empenhada em recuperar esta tradição”. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Ourique, em conjunto com a Paróquia, as Juntas de Freguesia e as Associações do concelho.

                                                            Notícia “Rádio Pax”

 

Juntando autarquias, associações, igreja católica e os grupos corais, e conscientes que é cada vez mais importante defender a identidade cultural do concelho, o Cante ao Menino e as Janeiras vão percorrer as igrejas e as freguesias de Ourique até ao próximo dia 7 de Janeiro. Esta iniciativa de Ourique, que não é caso único no Alentejo, pode contribuir decisivamente para a salvaguarda e dinamização das tradições daquele concelho. Em Alvalade, até aqui, as tradições dos Reis e das Janeiras (entre outras) têm sido dinamizadas pela Casa do Povo, mas com dificuldades crescentes de ano para ano. A única forma de manter vivas estas e outras tradições, é definindo e desenvolvendo também um projecto conjunto, partilhado pela Casa do Povo, Junta de Freguesia de Alvalade, Associação Cultural “Amigos de Alvalade”, Agrupamento de Escolas de Alvalade e Paróquia, naturalmente com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Um projecto de recolha e dinamização das principais tradições da freguesia que inverta este ciclo de perda que vivemos, em que a cada ano que passa o calendário das tradições alvaladenses vai ficando mais pobre e mais vazio. No fundo, é a nossa identidade, enquanto povo e freguesia, que está em causa. A projecção e a revalorização da freguesia passa também pela defesa das tradições e outros elementos importantes do nosso património imaterial.    

                                                                                                                                      _LPR

2 Respostas a Revitalizar tradições…

  1. Ana Maria Santos Responder

    4 de Janeiro de 2011 em 18:00

    Subscrevo totalmente o artigo e vou um pouco mais longe: seria interessante que no município alguém tomásse a iniciativa de se fazer um levantamento rigoroso de todas as tradições do concelho. Para recuperar é necessário conhecer primeiro. Todas as freguesias têm as suas tradições e seria interessante que fosse feito esse levantamento para que numa segunda fase fossem tomadas medidas para as revitalizar.

  2. Luisa Soares (Jija) Responder

    10 de Janeiro de 2011 em 23:45

    Recordo muito bem quando cantavam as janeiras às portas dos meus avós e tios. Adorava ouvir esse povo cantar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.