Início » Últimas » S. Venâncio

S. Venâncio

s.venancioSita numa encruzilhada de caminhos terrestres e fluviais que ligam tanto o Norte e o Sul como o Este e o Oeste, Alvalade foi, desde sempre, uma terra de passagem. Não surpreende por isso que, ao fazerem-se obras perto do edifício do antigo hospital do Espírito Santo, destinado a apoiar os viandantes, tenha surgido a presente medalha, dedicada a São Venâncio, o patrono dos que viajam. Segundo a tradição hagiográfica, este santo nasceu em Camerino, na Úmbria, ao redor de 250, e recebeu o martírio apenas com quinze anos. A face principal da peça representa-o, de acordo com a norma, como um jovem guerreiro de armadura que ostenta numa mão a espada e na outra o estandarte. No anverso figura-se São Cristovão, também ele ligado à protecção dos viajantes.

Medalha de São Venâncio. Trabalho italiano. Século XVI. Bronze. Alvalade. Colecção particular. José António Falcão in “A a Z –  Arte Sacra da Diocese de Beja”, 2006.

 

A medalha foi encontrada e resgatada de uma velha parede de taipa em 2005, durante a demolição do edifício que deu origem ao prédio novo de dois pisos levantado ao lado do café “O Furo”, na Rua da Cruz, local onde está documentada e comprovada a localização do antigo hospital do Espírito Santo, de fundação medieval.

_LPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.