Início » Arquivos por categoria » História » Apontamentos históricos do Pe. Jorge de Oliveira

Episódios de linguagem

Episódios de linguagem

Factos acontecidos em Alvalade, entre pessoas conhecidas. Na padaria: Freguês: Venda-me um pão Caixeiro: D’ois ? Freguês: Não, quero só um. Caixeiro: Mas d’ois ? Freguês: Já lhe disse homem, que quero só um. Caixeiro: Rijo ou mole ? Freguês: Mole. Caixeiro: Então é d’ois. (ois = hoje) Numa barraca…

O Entrudo

O Entrudo

Certamente devido à pobreza do meio, o Entrudo, em Alvalade, é sempre manifestado nas ruas de forma sórdida: sujo e por vezes obsceno, devido ao desconhecimento ou pouca energia das autoridades. O Entrudo, na rua, apresenta-se de cara mascarada, trajos paupérrimos, trocando os sexos e alterando a voz. Depois de…

Moinhos e moagens

Moinhos e moagens

No decorrer dos séculos a arte de farinar o grão panificável passou por várias metamorfoses. Encontram-se ainda, por aqui, os trituradores da idade da pedra, a mola manuária, da idade dos metais e também a mola asinária – atafona – accionada por animais, geralmente burros – asinus. A invasão árabe…

Fauna de Alvalade

Fauna de Alvalade

Animais domésticos Boi Burro Cabra Cavalo Muar Ovelha Porco Cão Gato Galinha Ganso Pato Peru Pombo     Caça grossa e miúda Coelho Gato bravo Gineto Javali Lebre Liberno Lobo Lontra Raposa Texugo     Aves indígenas e emigrantes   Abetarda Abibes Águias Alvéloas Andorinhas Becuinhas (???) Corvos Corvatos Codornizes…

Barrigotos de Alvalade

Barrigotos de Alvalade

São Martinho dos mancebos E Panoias bizarria Garvão é terra de negros Messejana, gravidade Para falar com cortesia Barrigotos de Alvalade Esta sextilha era cantada nos bailes populares há 50 anos (actualmente mais de 100) e muitas vezes recitada em tom zombeteiro aos habitantes de Alvalade. Actualmente é pouco conhecida.…

A igreja de Nª Srª da Azinheira do Roxo

A igreja de Nª Srª da Azinheira do Roxo

Na Herdade do Roxo, havia um templo de uma só nave, com sua capela-mor abobadada, sacristias e baptistério. Foi durante os séculos XVII, XVIII e parte do XIX, sede de uma freguesia – “Nossa Senhora da Conceição da Azinheira do Roxo”. Pertencia à Ordem Militar de Santiago, sendo o portal…

As Feiras

As Feiras

Actualmente, realizam-se em Alvalade, duas feiras: uma em 25 de Abril – dia de S. Marcos – conhecida, agora, por feira da Primavera, e a outra em 29 e 30 de Julho, denominada a feira do Verão. A primeira é tradicional e teve a sua origem no grande ajuntamento de…

Colmeias e mel

Colmeias e mel

Nos sítios abrigados, e com um certo declive, em tempos mais recuados, de que ainda me lembro, faziam-se as malhadas das colmeias, isto é, uns socalcos, em anfiteatro, aonde eram colocados os cortiços com abelhas. O cortiço destinado a colmeia, formava um cilindro de diâmetro regular ligado com pinos de…

Terras novas

Terras novas

Há cerca de 40 a 50 anos a maior parte do Alentejo estava em regime de charneca, e apenas se cultivavam os terrenos de várzeas, os destinados a arroz e pequenas cercas ou quinchosos na proximidade dos montes. Com a lei que valorizou o trigo, os proprietários abastados começaram a…

O Duque da Terceira em Alvalade

O Duque da Terceira em Alvalade

Foi no ano de 1833. Estamos em 18 de Julho. Tinham soado, havia pouco, na torre da igreja, as doze badaladas do meio-dia. Um sol ardente incidia sobre as várzeas e os montados; o ar tremia nas paredes e telhados do casario, o aroma resinoso, acre, das estevas estimulava, ligeiramente,…

Igrejas e culto religioso

Igrejas e culto religioso

Além da igreja matriz, sob a invocação de Nª Srª da Conceição da Oliveira, o culto religioso era exercido, na área da freguesia, na igreja da Misericórdia, sita na Praça desta Vila de Alvalade, templo de uma só nave, coberta de abóbada, caída em 1929, com a sua capela-mor e…

Efemérides de Alvalade (1139/1953)

Efemérides de Alvalade (1139/1953)

1139 – 25 de Junho, a Batalha de Ourique em que D. Afonso I conquistou todo este  território aos mouros. 1191 – Os mouros conseguiram reavê-lo em grande parte. 1318 – Instituição da Comenda de Alvalade. 1439 a 1447 – As Ordenações Afonsinas coordenadas durante a regência do Infante D. Pedro,…

O Ciclone de 1941

O Ciclone de 1941

Em 15 de Fevereiro de 1941, pelas 9 horas, desencadeou-se sobre toda esta região, um violento tufão. O vento terrível derrubava os transeuntes, arrebatava as crianças para longe e arrancava milhares de árvores: azinheiras, sobreiros, pinheiros, oliveiras e eucaliptos. Soprava de S.W. e arrebatou as telhas dos telhados, derrubando platibandas…

Cursos de água e pesca

Cursos de água e pesca

Esta freguesia é cortada por cursos de água em várias direcções. É atravessada pelo Sado em toda a sua extensão de N.E. a S.E., recebendo este, dentro da sua área, as águas das ribeiras do Carapetal, de Messejana, de Campilhas, do Roxo, de Figueira dos Cavaleiros e de Corona. O…

Larga a tumba

Larga a tumba

Em 1753, residia em Alvalade o sr. Manuel Fernandes, sapateiro de profissão, casado à face dos altares em harmonia com as disposições tridentinas, com a srª Mariana Espírito Santo. Moravam numa casa da Rua da Cruz, também conhecida pela Rua Quente, quase defronte da albergaria da Misericórdia a cuja irmandade…

Água potável

Água potável

A freguesia de Alvalade tem bons e abundantes nascentes de água potável. Somente para os lados do Carapetal e da ribeira de Messejana há nascentes de água salgada. Em 1908, Alvalade abastecia-se de água potável na fonte Branca, que tinha as suas bicas de pressão alimentadas por uma pequena nascente…

Profissões, artes e ofícios

Profissões, artes e ofícios

1753 Barbeiro – Manuel Lourenço Alfaiate – Manuel Guerreiro Cansado Ferrador – António Dias Oleiro – Salvador Alvares Sapateiro – Manuel Fernandes Carpinteiro – António Rodrigues 1908  Pároco colado – José Jorge de Oliveira Sacristão – António Damásio Ramos Cid Juiz de Paz – Luís Serrano Presidente da Junta –…

Animais de engorda

Animais de engorda

É aqui criado em abundância o gado vacum que, além de servir para os trabalhos da lavoura, abastece de boa carne os talhos do país. Também aqui são criados, em abundância, para consumo alimentar, o gado caprino, ovino, e lanígero, dando este boa lã e lacticínios. O gado suíno é…