Nos olivais a Sueste da Vila, existia uma ermida dedicada ao mártir S. Sebastião. Era de uma só nave, com capela-mor abobadada, com um pequeno altar e porta voltada ao poente. Tinha a sua mordomia e, todos os anos, a sua festa. A imagem do Santo era conduzida processionalmente, na véspera, para a Matriz onde havia Missa Solene e procissão pelas ruas da Vila, voltando, no dia seguinte, para a sua capela. Os constantes arrombamentos da porta e desacatos no interior da capela, motivaram a retirada da imagem para a igreja paroquial, com os poucos utensílios do culto lá existentes.
_Apontamentos históricos do Padre Jorge de Oliveira (1865/1957), pároco de Alvalade entre 1908 e 1936, para uma monografia que não chegou a publicar.
Artigo relacionado: A ermida de S. Sebastião
A rua que tinha o nome de rua de São Sebastião devia continuar. Era a única maneira de manter viva essa ligação da vila à igrejinha, embora tenha sido demolida. A rua tem outro nome que não nada a ver com Alvalade…..
Ainda existe a rua com o nome desta igreja. Quanto à igreja lembro-me perfeitamente dela, situava-se mais ou menos no sitio onde hoje fica a rotunda junto à praça. Foi uma pena ter sido demolida.
Pela fotografia parece uma ernida muito simples mas bonita. Nunca a cheguei a conhecer e tb lamento que se tenha perdido.
Que pena não terem conservado essa relíquia, os senhores autarcas deviam ser chamados á responsabilidade pelo mau serviço prestado ao país e em especial á minha terra.