Início » Últimas » A ponte romano-medieval de Alvalade
Sem comentários
O município está a implementar um projecto de sinalização turístico-cultural de alguns monumentos e espaços da freguesia (em 3 línguas). A ponte romana foi um dos primeiros com a colocação de um totem que identifica a ponte como ‘medieval’ mas construída no séc. XVII (?), lado a lado e em contraponto com a legenda da junta de freguesia que a denomina como ‘ponte romana’, embora admitindo que tenha sofrido obras de vulto nos séculos XVI/XVII.
É ponto assente e pacífico que a ponte esteve inserida na relevante estrada romana que unia Miróbriga a Vipasca (Aljustrel) e ainda na primeira metade do século passado foram encontrados vestígios de calçada romana dessa via, na Ameira.
Em 2001, aquando das obras de recuperação, foi desbaratada a oportunidade única de se efectuar o estudo arqueológico da ponte que certamente permitiria dissipar algumas destas dúvidas em torno das suas origens. Nomeadamente, o estudo das fundações ou bases dos arcos que poderiam (ou não) confirmar a anterioridade da ponte em relação à época medieval. Em tese, podemos estar perante uma ponte reconstruída sobre fundações romanas.
Com mais placas ou menos placas, para os alvaladenses será sempre ‘a ponte romana’… Mas, mais importante que as placas, seria concretizar um projecto que a preserve, valorize e lhe devolva a ribeira e a sua função primitiva de ligação das duas margens (para fins pedonais, naturalmente)…
Comentários recentes