Início » Património » Alvalade já tem museu…
Sem comentários

O Museu de Arqueologia de Alvalade é um projecto concretizado pelo município, cofinanciado por fundos europeus (FEDER) através do Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020.
A ideia da criação e instalação de um núcleo de arqueologia na antiga igreja da Misericórdia de Alvalade, remonta à última década de 80 e nasceu no seio do Grupo de Acção Cultural, dinamizado pela Casa do Povo de Alvalade, pouco depois de se realizarem as primeiras escavações arqueológicas da história da freguesia, em Figueira-de-Ametade, Conqueiros, onde se supõe ter existido uma villa romana. Ao longo dos últimos 35 anos, vários historiadores e patrimonialistas da região defenderam a criação do núcleo de arqueologia em Alvalade.
O Museu de Arqueologia de Alvalade, conta a história do território do antigo e extinto concelho de Alvalade (freguesias de Alvalade e Ermidas-Sado) com início no Mesolítico (8 mil anos atrás) e documenta a presença humana nesse período, sem interrupção, em praticamente todos os períodos da História da Humanidade, com destaque para os vestígios e achados do Neolítico e da época romana.
Comentários recentes