As Pontes de Alvalade…

Início » História » Curiosidades » As Pontes de Alvalade…

3 Comentários

Ponte de ferro (Alvalade)A fotografia, que conta já com algumas décadas, resgata a imagem da Ponte de Ferro — denominação pela qual é carinhosamente conhecida entre os alvaladenses — num momento anterior à sua última grande intervenção de conservação. O restauro precedeu a sua desativação definitiva, que ocorreu na sequência da alteração do traçado da Linha Ferroviária do Sul.

A Ponte de Ferro, a Ponte dos Arcos, a Ponte Seca, a estrutura sobre a Ribeira de Campilhas, a antiga Ponte Romana, bem como os diversos viadutos e pontões da freguesia, desenham e marcam profundamente a identidade paisagística do território. Trata-se de um conjunto monumental com escala e interesse dignos de um roteiro próprio ou de um percurso pedestre temático orientado para a valorização deste segmento singular do património edificado alvaladense. De resto, nenhuma outra freguesia do concelho reúne tamanha profusão de pontes e viadutos…
Ao longo da história, estas infraestruturas foram determinantes para quebrar o isolamento secular a que a população esteve votada, sobretudo durante os invernos rigorosos. Nestas épocas, as violentas cheias nos vales do Sado e de Campilhas isolavam por completo a localidade, deixando a vila incomunicável ao longo de dias ou semanas. Hoje, estas pontes continuam a ser eixos vitais para o quotidiano da freguesia e da região, servindo de testemunho intemporal para compreender a forma como o território se expandiu e consolidou.

_Luís Pedro Ramos

3 Respostas a As Pontes de Alvalade…

  1. José Raposo Nobre   18 de Maio de 2014 at 12:12

    De acordo com o valor das nossas Pontes, lamento que a Ponte dos Arcos não tenha uma placa identificando o projectista Engº Edgar Cardoso, um dos mais conceituados técnicos mundiais de Pontes, o que muito a iria valorizar, e que se justificava como homenagem, após o seu falecimento.
    JRN

    Responder
  2. José do Rosário   18 de Maio de 2014 at 13:19

    Sem elas, Alvalade seria seguramente nesta altura uma pequena aldeia em vias de extinção…
    Copiei a frase acima por me parecer que é de uma actualidade que me merece aprofundar.
    Quem conheceu, como eu, Alvalade na década de 60 e mesmo até meadas de 70 e comparar com a Alvalade actual depressa chegará a essa conclusão.
    Alvalade como fixação de novos habitantes já não existe. Nascem poucas crianças e à medida que se fazem adultos são obrigados a ir embora. Os mais velhos vão morrendo e os que abalaram e pensavam regressar para passar a velhice na terra que os viu nascer, como reformados, vão desistindo. Porquê? Alvalade tinha nos anos 60, três médicos, hoje temos uma médica uma vez por semana. Temos um hospital a 41 quilómetros. Durante a noite se tivermos um problema de saúde é o diabo das complicações para nos deslocarmos aos sítios apropriados para sermos atendidos. Que se tornam quase impossíveis se não tivermos condições financeiras, para os custear. Os que sonhavam voltar à terra, estão a desistir. Alguns até arranjaram as casas que eram dos seus pais, com essa intenção. Elas estão aí, mas sem ninguém lá dentro. À medida que o tempo passa mais casas vão ficando vazias. Há quem aponte para os 50% o número de casas sem ninguém, lá dentro. Não vale a pena estar a falar no fecho da estação dos caminhos de ferro, da G.N.R, que quase não existe e na insegurança que isso provoca… Neste país, as terras que não têm votos para dar aos políticos quando há eleições,…..são simplesmente abandonadas.

    Responder
  3. Matilde Oliveira   18 de Maio de 2014 at 13:41

    Tenho um casal amigo que há 2 anos quis comprar casa em Alvalade para passar fins de semana ou férias mas as casas que estão em venda em Alvalade são extremamente caras e está quase a comprar no Cercal onde são mais em conta e estão mais perto de Milfontes. Até no Cercal as rendas de casas são mais em conta do que em Alvalade o que não se percebe a razão para tal.

    Responder

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.