Início » Últimas » Cantar as Janeiras – Casa do Povo mantém a tradição

Cantar as Janeiras – Casa do Povo mantém a tradição

janeirasO Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Alvalade cantou as janeiras aos alvaladenses, no passado sábado, dia 5 de Janeiro, véspera do Dia de Reis, em vários locais da vila, mantendo uma das mais antigas tradições locais da freguesia, cada vez mais rara ao longo do concelho ao contrário do que sucede no alentejo interior e noutras regiões do país.

Diz a tradição que o cantar as janeiras era habitualmente feito por grupos de pessoas ou vizinhos, que pelas ruas e de porta em porta cantavam algumas músicas e desejavam um bom ano aos moradores. No fim da música cantada em cada casa pediam-se as janeiras aos residentes, que normalmente eram as sobras das festas natalícias. No final do percurso, os cantadores dividiam o “pecúlio” entre si ou juntavam-se para comer o que receberam. 

Felicitamos daqui o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Alvalade pelo esforço e sacrifício de ir tentando manter viva uma das mais antigas tradições locais, promovendo e defendendo o património cultural da freguesia.

 

_LPR     

3 Respostas a Cantar as Janeiras – Casa do Povo mantém a tradição

  1. Manuel F. Neves (Lito) Responder

    7 de Janeiro de 2013 em 13:53

    Talvez tenha recuado cerca de 52/55 anos trás, quando na noite de 05 de Janeiro ia com amigos o “moços” do meu tempo, tais como o Xico Garcia, o Tonico Simões, o José Henriques, o Custódio Rito, o Armando Cebola, o Xico Padeiro, enfim tantos mais que não me recordo, cantar às portas de pessoas na esperança de nos darem uma fruta, uns rebuçados, enfim o que viesse, mais pela graça do que pela necessidade.
    Lembro-me de irmos à porta do Sr. João da Defesa, do Sr. Ilidio, do Dr. Fernandes, ao montinho, onde, salvo erro, murava um Sr. chamado Lérias.
    Que saudades!…
    Mantenham a tradição enquanto poderem.
    Eu por onde habito, porque não existem essas tradições, já nem me lembrava delas.
    Abraço a todos.
    Lito

  2. Maria Dores Carvalho Amado Responder

    7 de Janeiro de 2013 em 14:41

    Fico muito feliz por saber que vão conseguindo manter a tradição do …cantar as Janeiras…
    Lembro-me de ouvir cantar algumas pessoas que iam lá ao monte. Tb aí em Alvalade (vila) eu tenho uma ideia muito vaga, mas nos principios dos anos 60 parece que ainda me recordo até de alguns versos….parabéns ao grupo e a quem ajuda a manter viva essa “festa”.

  3. José Raposo Nobre Responder

    8 de Janeiro de 2013 em 15:54

    Na verdade, graças ao nosso Presidente Luis Silva, é possivel manter várias tradições e agrada-nos que tal seja reconhecido pelo “Alvalade.info” e por outros amigos que já exprimiram o seu agrado. Como Presidente da AG da Casa do Povo de Alvalade obrigado a todos.
    JRN

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.