Com quase 15 anos de vida, e um ou outro período de interrupção pelo meio, o “alvalade.info” regressa novamente à rede depois de 4 meses off-line por motivos pessoais e familiares A página, de iniciativa particular, tem como objectivos principais resgatar e divulgar a história e o património de Alvalade através de estudos, artigos, dos apontamentos históricos do Padre Jorge de Oliveira, a divulgação de documentos antigos, ou fotografias sobre factos e acontecimentos locais, contribuindo dessa forma para o conhecimento e compreensão da evolução e da memória histórica da freguesia. Divulgamos as iniciativas mais relevantes que acontecem no centro histórico e escrevemos também sobre as obras e problemas com que se debate. Não somos uma página generalista, com notícias diversas sobre o quotidiano de Alvalade e das suas instituições, que têm canais de informação próprios e outros espaços de divulgação das suas actividades. Fazemos o que podemos e sabemos dentro das nossas capacidades e limitações, mas sempre com o objectivo de divulgar e defender a identidade histórica e cultural de Alvalade. Umas vezes compreendidos, outras nem tanto…
Na rede desde Março de 2010 com o actual layout e com cerca de 260 mil acessos desde então, o “alvalade.info” somou perto de 60 mil page views em 2014. A estes números juntam-se os quase 400 artigos/textos publicados, quase todos ainda disponíveis na página. O interesse dos leitores e visitantes continua centrado, sobretudo, nos artigos sobre a história e o património alvaladense, enquanto instrumento de pesquisa e consulta ou por mera curiosidade em conhecer o passado histórico de Alvalade. A página vai continuar on-line ainda que com uma periodicidade de publicação de novos artigos/textos que poderá ser mais ou menos regular por motivos de disponibilidade ou de oportunidade dos temas.
Os 10 artigos mais lidos são:
Cinema de Alvalade – 30 anos de abandono
Alvalade com “Sado” ou sem “Sado”? Ou outro?
O painel de “Nossa Senhora da Conceição” da Igreja Matriz de Alvalade
Alvalade: uma freguesia entre dois rios
O uso da taipa nas igrejas e outras construções de Alvalade
Tesouro artístico descoberto na Misericórdia
O Ciclone de 1941 – testemunhos
Jorge de Oliveira, o sacerdote-investigador
_LPR
Contente e feliz com este regresso. Espero que a saúde dos seus familiares esteja melhor.
Cumprimentos e até breve
Saúdo, com grande entusiasmo o regresso do Alvalade.info. Mesmo sem disponibilidade para novos artigos com a regularidade habitual, o que já foi feito é imenso e muito importante para Alvalade.
Feliz regresso neste dia simbólico!
Salve “ALVALADE.INFO”!!!
Bem vindo ao contacto com todos, especialmente aos “ALVALADENSES”, particularmente ao “Alvaladenses Ausentes”.
Voltamos, assim, a ter notícias da nossa terra e, por isso, o meu muito obrigado ao Luís Ramos.
Lito.
Foi com muita satisfação que verifiquei o regresso do Alvalade.info. Agradeço ao Dr. Luís Pedro Ramos este seu valioso trabalho.