Início » Últimas » Efemérides de Abril

Efemérides de Abril

alvaladede.campilhas1565 – Visitação da Ordem de Santiago nos primeiros dias de Abril ao património da comenda alvaladense efectuada por Estevão de Brito, comendador de Panoias e de Faro, e por Mestre Gaspar, prior da Igreja de Santa Maria da Graça de Setúbal. Encontrou-se a comenda vaga em virtude do falecimento do comendador Francisco Correia.

1689 – Visitação da Ordem de Santiago aos seus bens na comenda de Alvalade, efectuada pelo visitador José Pires no dia 14 de Abril.

1871 – Em 18 de Abril de 1871, a freguesia de Alvalade sai do concelho de Aljustrel e é colocada no concelho de Santiago do Cacém.

1933 – É fundada a Sociedade Recreativa Alvaladense no dia 15 de Abril.

1944 – Em 26 de Abril, começaram por Alvalade os estudos da estrada nacional de 2ª classe para o Cercal, seguindo a orientação do Vale de Campilhas.

1948 – Em Abril começou a construção do troço da estrada de Aljustrel, do Porto Beja aos Nabos.

1951 – Abril – Acabou a construção do edifício residência e secretaria do Posto de Culturas Regadas, assim como o estábulo e outras dependências  (silos, eira, arrecadações de máquinas, etc).

1953 – Em resultado de um crescimento económico e demográfico sólido e rápido, Ermidas-Sado adquire a sua autonomia e independência administrativa em relação à freguesia de Alvalade no dia 24 de Abril, data em que é criada a freguesia de Ermidas-Sado.

1954 – Por escritura de 13 de Abril de 1954, lavrada em Santiago do Cacém, foi constituída a Associação de Regantes de Campilhas e S. Domingos, actualmente designada como Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS).

1959 – A partir do dia 1 de Abril o serviço telefónico de Alvalade passa a estar disponível entre as 8 e as 24 horas. Nessa data foi também editada a primeira lista telefónica de Alvalade.

_LPR

Uma Resposta a Efemérides de Abril

  1. Maria Dores Carvalho Amado Responder

    9 de Abril de 2016 em 9:32

    E em cada fértil Abril, com lindas primaveras alentejanas , ia surgindo em Alvalade mais um apontamento para a história desta vila já então cobiçada pelos romanos, pela confluência e rede de estradas na união de Miróbriga com o Sul. ( Pax Julia.) .

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.