– Assinala-se o 500º aniversário sobre a data da publicação da carta de foral na câmara de Alvalade em 26 de Setembro de 1515, através de um traslado a partir do documento original, na presença de um representante do rei, do procurador do concelho, da vereação, do representante do comendador, do clero local e de muitos homens bons e povo da vila. Outorgado pelo Rei D. Manuel I em 20 de Setembro de 1510, só 5 anos depois o texto do foral manuelino chegou à câmara municipal de Alvalade.
– Completam-se também 500 anos sobre a morte de D. João de Sousa, antigo comendador de Alvalade, em 1515. Foi sepultado em Ferreira do Alentejo onde residia.
– O grande terramoto de 1 de Novembro de 1755 completa 260 anos. Provocou enormes estragos em toda a vila. Habitações, edifícios públicos, templos e pelourinho sofreram danos avultados.
– Assinala-se o 160º aniversário sobre a transferência da freguesia de Alvalade para o concelho de Aljustrel, em 1855, onde iria permanecer durante 16 anos (1855/1871).
– No dia 8 de Novembro assinala-se a passagem do 150º aniversário do nascimento do Padre Jorge de Oliveira.
– Perfazem 125 anos sobre o grande incêndio na Igreja de Nossa Senhora do Roxo, em 1890, que a deixou praticamente destruída e sem condições para o culto, ditando assim o início da sua decadência e desaparecimento.
– Os primeiros topónimos com direito a placa colocados em algumas ruas da vila, em 1925, completam 90 anos.
– Completam-se 75 anos sobre a data das primeiras detenções pela G.N.R. de Alvalade na sequência da revolta social que ficou conhecida como o “Tumulto dos Tacos”, em 28 de Dezembro de 1940, resultante da grave crise económica existente na região provocada pela Segunda Guerra Mundial. Foram presos vinte e sete trabalhadores rurais na herdade do Monte Branco.
– Em 2015 perfazem 75 anos sobre a data do início da construção da estrada entre Alvalade e Ermidas Sado.
– Em 12 de Janeiro completam-se 70 anos sobre a data de um dos maiores nevões da história da freguesia, em 1945.
– No dia 17 de Janeiro assinala-se o 55º aniversário sobre a inauguração da rede pública de abastecimento de água canalizada, em 1960.
– Perfazem 40 anos sobre a intervenção do Estado na ECA -Empresa de Concentrados de Alvalade, ocorrida em 12 de Junho de 1975 por despacho do então Ministério da Agricultura e Pescas.
– Completam-se 20 anos sobre a reelevação de Alvalade à categoria de vila, no dia 21 de Junho de 1995, título que havia perdido quando da extinção do concelho em 1836.
– Perfazem 15 anos sobre o restauro e recolocação do pelourinho de Alvalade no seu local de origem, pela câmara municipal de Santiago do Cacém em 20 de Setembro de 2000.
_LPR
Muito bem Dr. Luis Pedro Ramos, pelo magnifico trabalho de pesquisa sobre a história da nossa freguesia que é mais importante do que muitos pensam e não valorizam. Continue, Alvalade agradece.
JRN
Parabéns Luis, sempre atento à história de Alvalade e com amabilidade do costume a partilhar connosco as lindas coisas dessa Terra no seu conteúdo histórico, que deveria ser mais valorizado. Obrigado.
Muito obrigado a ambos pelas vossas palavras. Faz-se o que se pode.
_LPR
Alvalade é uma terra com uma história muitíssimo rica.
Muito pertinente todo este seu trabalho de pesquisa, organização e divulgação das efemérides da nossa terra.
Fico mt grata pelo seu explanar de factos e datas.
Gosto bastante das datas com termino….05 ou 5. (ou ñ tivesse eu nascido em 05/05 e sido registada em 25/05.)……
Continue para que ficando escrito, se continue divulgando.
Um abraço. Dorinhas.
Muito Obrigada