1834 – No dia 1 de Junho, depois de almoçar, D. Miguel I despede-se de Alvalade e da família Lança Parreira, que o acolheu, tendo sido tratado com respeito e como se ainda reinasse por toda a população, e parte para Sines saindo pela rua de Lisboa com a comitiva e escolta que o acompanhou e passou a noite na vila, ao redor das 160 pessoas.
1861 – No dia 4 de Junho o Governo Civil de Beja extingue a Santa Casa da Misericórdia de Alvalade e confrarias, e todos os seus bens (móveis e imóveis) entram para a posse da Casa Pia de Beja.
1910 – No dia 29 de Junho foi inaugurado um sino na Igreja Matriz, fundido em Braga, nas oficinas de Rebelo da Silva & Cª.
1939 – Em 1 de Junho, os serviços Telégrafo-Postais que estavam adstritos a Setúbal, foram transferidos para Beja, como capital de Província, ficando-lhe portanto subordinados, além dos já existentes, mais os concelhos de Alcácer, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
1943 – No dia 26 de Junho, foi fundada a Casa do Povo de Alvalade.
Ainda em Junho do mesmo ano, foram calçadas as ruas Almirante Reis, Vasco da Gama e Luis de Camões com pedra oriunda de Santiago do Cacém.
1946 – Em Junho começou a construção do novo edifício escolar (Escola Primária), na estrada da Estação, no sítio da Carrasca, num terreno expropriado de um olival do Dr. Manuel Mateus.
1952 – Em Junho foi concluída a construção da ponte dos Arcos, sobre o rio Sado, no Porto Ferreira.
1956 – A 29 de Junho, é inaugurado o Cine-Alvalade com o filme “O Escudo Negro de Falworth”.
1995 – Alvalade adquire novamente à categoria de Vila no dia 21 de Junho, que havia perdido aquando da extinção do concelho em 6 de Novembro de 1836.
_LPR
Comentários recentes