1304 – A 10 de Março, o rei D. Dinis abdica do direito de pousada sobre Alvalade, respondendo favoravelmente a um pedido de D. João Osório, na altura Mestre da Ordem de Santiago.
1761 – O terramoto de 31 de Março fez estragos em Alvalade. Derrubou umas casas na Rua de Lisboa.
1836 – A 8 de Março a câmara municipal de Alvalade lavra e envia um protesto ao governo, contra Luis Magro Soares, de Messejana, acusando-o de espalhar o boato de que, aquando da aclamação de D. Miguel, o povo de Alvalade teria feito um boneco de palha com o nome de D. Pedro e simulado o seu fuzilamento na praça pública.
1939 – O engenheiro Berger veio fazer os estudos para a estrada entre Ermidas a Alvalade. Começou em 20 de Novembro e terminou em 3 de Março de 1939.
1945 – Em Março começaram, com a comparticipação do Estado, os trabalhos para o calcetamento das restantes ruas da vila, que ainda não tinham sido calçadas ou reparadas, vindo a pedra do Algarve.
Ainda em Março foi criado pela Direcção de Saúde, um dispensário anti-sezonático, em Alvalade, para ser instalado logo que houvesse o pessoal indispensável para o seu funcionamento, o que sucedeu em 8 de Novembro de 1945.
1960 – A 10 de Março foi assinada a escritura que marca o nascimento da “ECA – Empresa de Concentrados de Tomate de Alvalade”, com a finalidade de produzir e comercializar concentrados de tomate.
_LPR
Artigo relacionado: Datas históricas de Alvalade
Comentários recentes