Início » Últimas » Iluminação cénica no património alvaladense

Iluminação cénica no património alvaladense

antigospacosdoconcelhoO património de Alvalade carece de um projecto de iluminação cénica e arquitectural na praça D. Manuel I, nos antigos paços do concelho, no pelourinho, na igreja da Misericórdia, na igreja matriz e na fonte da Bica, no âmbito de uma intervenção mais profunda de valorização do património construído e espaços públicos mais emblemáticos da vila. Um projecto que, numa segunda fase, poderia estender-se também à ponte pomana, ponte dos Arcos, fonte da Estação e depósito de abastecimento de água.

Ao longo do país existem  já muitos municípios que no âmbito deste tipo de projectos (e outros de iluminação pública) estão a optar pela iluminação com a tecnologia LED. A iluminação com LEDs permite uma poupança energética de 90% comparativamente às lâmpadas de incandescência, tem um período de funcionamento ao redor das 50.000 horas, não tem custos de manutenção e contribui para a preservação do meio ambiente.

O pequeno grupo de monumentos e edifícios emblemáticos de Alvalade justifica plenamente um projecto de iluminação cénica e arquitectural, para destaque nocturno, com a tecnologia LED, por exemplo através de uma candidatura a um programa de fundos comunitários para reduzir a comparticipação do município. O património alvaladense seguramente sairia valorizado.

 

 

_LPR

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.