Jogos e brincadeiras de outros tempos

Início » Últimas » Jogos e brincadeiras de outros tempos

1 Comentário

PraçaOs jogos do pião, do botão, do berlinde, da macaca, do eixo, ou as famosas gincanas com uma roda de ferro, entre vários outros, foram alguns dos jogos e brincadeiras que marcaram para sempre a infância de muitos de nós.

Os rapazes exibiam a sua destreza com o pião, lançando-o ao ar e recolhendo-o na palma da mão. Os mais habilidosos passavam-no de mão em mão, ou faziam-no girar na ponta dos dedos, numa disputa “competitiva” mas sempre saudável e feliz.

Os tempos hoje são outros. A televisão, as novas tecnologias e outros interesses foram contribuindo progressivamente para o abandono destes jogos e brincadeiras de épocas passadas, que são parte importante da nossa identidade e cultura popular. Em algumas regiões do país começam a surgir projectos muito interessantes de recuperação dos jogos tradicionais, normalmente partilhados entre as associações locais, as escolas e as autarquias, coexistindo com outras actividades lúdicas e desportivas.

_LPR

Uma Resposta a Jogos e brincadeiras de outros tempos

  1. José Raposo Nobre   21 de Junho de 2013 at 18:10

    Gostei da sua recordação dos jogos do meu tempo de criança, também se jogava o futebol com uma bola feita com uma meia velha enchida com lã que se roubava dos colchões. Quando as mães descobriam havia “molho”. Os campos eram o Adro da Igreja, o Largo da Figueira, ou a Praça D. Manuel I, ainda tenho na testa o sinal duma queda onde bati com a cabeça nas pedras junto à Igreja da Misericórdia, uns jogavam descalços, outros com botas cardadas.
    Bons tempos, pela nossa juventude.
    JRN

    Responder

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.