O pelourinho de Alvalade, que se conserva em estado razoável, como se vê da respectiva gravura, que hoje publicamos, está situado na praça, junto ao cunhal da antiga casa da câmara e onde esta faz esquina com a rua de Lisboa. A coluna d’este pelourinho, que é redonda, sem o mais pequeno feitio, é toda de granito. É elle composto de três partes: – base, coluna e capitel, estando a coluna separada da parede cerca de 20 centímetros e terminando por uma espécie de gorra. O pedestal, que tem apenas quatro degraus na frente, é de alvenaria. Ao Sr. Francisco Soares Victor, distincto redactor e proprietário do nosso collega “Campo d’ Ourique”, agradecemos a oferta expontânea da photographia do pelourinho de Alvalade, que veio enriquecer a nossa collecção de tão históricos monumentos, pelo que lhe testemunhamos aqui o nosso mais profundo reconhecimento.
_Silva Leal
“Os Pelourinhos” in “A nossa Pátria” (1907)
A noticia, nesta noticia de que teria sido o Sr Francisco Soares Vitor a oferecer a fotografia do pelourinho a Alvalade vai levar-me a novamente tentar saber mais sobre a nossa Câmara, isto é a alguns documentos, que porventura existam em Messejana. Segunda feira passada, almocei, precisamente com o neto do falecido senhor e que tem o nome quase igual ao do avó. O pai, o dr. Juiz Soares Vitor, faleceu há 64 anos….
Existem informações e registos que dão conta de que o prestigiado notário messejanense Francisco Soares Victor terá confidenciado em vida possuir documentação do antigo concelho de Alvalade que pretendia restituir. Julgo que não terá tido tempo para o fazer, mas isso só se saberá se poderá ser feito no dia em que as instituições de Alvalade tiverem vontade para iniciar contactos e negociações com os seus herdeiros e família.
_LPR
Tentarei dentro do que me for possível, continuar a minha ” pesquisa”, sobre este potencial de documentos que porventura continuem no espólio do falecido. Há um escritório “museu” onde estão esses pertences, talvez, também esses…Alvalade, Messejana…..Campo de Ourique…