Início » Últimas » O primeiro postal de Alvalade

O primeiro postal de Alvalade

Da autoria e iniciativa de José Raposo Nobre, foi, durante várias décadas, o primeiro e único postal de Alvalade e serviu para levar um bocadinho da freguesia ao longo do país e até ao estrangeiro pela mão de alvaladenses residentes, emigrantes, ou visitantes. Foi quase sempre vendido unicamente na papelaria que fundou e que ainda existe, na Rua Duque da Terceira.

A composição do postal destaca o jardim público, na Praça da República, a igreja matriz, a Mimosa e a Ponte dos Arcos, elementos que o autor entendeu, na época,  serem os motivos de interesse mais destacados da freguesia. Ao certo não se sabe quantos exemplares deste postal foram vendidos, mas terão sido seguramente alguns milhares. 

É hoje mais do que um postal. Para muitos é já uma “relíquia”… Representa a primeira iniciativa ou material de divulgação ou marketing promocional de Alvalade, que fica registado nos anais da freguesia.

 

_LPR

2 Respostas a O primeiro postal de Alvalade

  1. José Raposo Nobre Responder

    31 de Agosto de 2011 em 16:42

    Há cerca de 25 anos como me dedicava à fotografia julguei necessário
    editar o postal. O mínimo que a empresa impressora exigiu foram 5.000
    postais.
    Vendemos milhares que se espalharam por todos os continentes e ainda hoje a Papelaria Nobre dispõe de alguns.
    Espero que o Zé Pacheco, sócio da firma e ótimo fotógrafo, edite novo postal com imagens mais recentes, como o Alvalade Medieval, feliz iniciativa, cuja fama está largamente divulgada.
    JRN

    • admin Responder

      31 de Agosto de 2011 em 17:03

      Em boa hora o fez. Foi pioneiro em Alvalade também nos postais e felicito-o por isso.
      Talvez Alvalade precise actualmente de uma boa colecção de postais, com temas diversificados. Há na terra gente boa em fotografia com capacidades reconhecidas e condições para fazer um bom trabalho.
      _LPR

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.