Em 1903, João António Monteiro solicitou à Câmara Municipal autorização para construir uma casa em Alvalade, junto à Igreja da Misericórdia. A autorização foi concedida e comunicada à Junta da Paróquia daquela freguesia para que esta pudesse verificar in loco os alinhamentos da construção. A referida Junta deliberou pedir a opinião técnica do mestre de obras municipal, que considerou que a dita obra deveria alinhar com o edifício da estalagem e no canto junto à Misericórdia, remataria com um redondo de alvenaria, para evitar o depósito de imundices. O zelador municipal, a quem cabia a fiscalização da obra, deslocou-se ao local no dia 4 de Abril desse ano, e como o dono da obra não concordasse com as indicações do mestre de obras, foi agredido pelo citado proprietário.
_Artigo publicado no “Arquifolha – Jornal Trimestral com Notícias do Passado”, do Arquivo Municipal de Santiago do Cacém (nº6) (Fonte | Fonte alternativa)
Fico contente por conhecer este pormenor do passado. Com efeito muitas vezes me perguntei porque é que fizeram aquilo redondo? Obrigado assim já compreendo melhor.