O relógio de sol seiscentista, aparentemente em pedra de Trigaches, na torre sineira da igreja matriz, exemplar único no concelho e considerado um dos melhores do Alentejo é um dos grandes motivos de interesse do centro histórico de Alvalade.
Da estrutura manuelina do principal monumento de Alvalade destacam-se a capela-mor, coberta por uma complexa abóbada de cruzaria de ogivas com requintada decoração de cariz vegetalista, bem como o delicado portal principal, rematado em arco de carena e os capitéis lavrados do interior. A campanha seiscentista centrou-se no grandioso retábulo de talha dourada e policromada da capela-mor, em estilo barroco nacional, que integra uma tela atribuída a Bento Coelho da Silveira (um dos melhores pintores nacionais no seu tempo), representando Nª Srª da Conceição da Oliveira, o orago do templo.
Merecem ainda referência os retábulos oitocentistas em talha dourada das capelas laterais, uma representação do Calvário da escola maneirista de Évora, e a fonte baptismal, em cantaria, aparentemente quinhentista.
Na igreja matriz não faltam motivos de interesse para a sua inclusão nos roteiros patrimoniais concelhios e regionais, e a sua classificação recente como imóvel de interesse público diz bem da sua importância e interesse enquanto monumento e do seu valor estético do ponto de vista arquitectónico.
_LPR
Comentários recentes