O relógio de sol da igreja matriz

Início » Últimas » O relógio de sol da igreja matriz

Sem comentários

Relógio de Sol seiscentista, na torre sineira da igreja Matriz de AlvaladeO relógio de sol seiscentista, aparentemente em pedra de Trigaches, na torre sineira da igreja matriz, exemplar único no concelho e considerado um dos melhores do Alentejo é um dos grandes motivos de interesse do centro histórico de Alvalade.

Da estrutura manuelina do principal monumento de Alvalade destacam-se a capela-mor, coberta por uma complexa abóbada de cruzaria de ogivas com requintada decoração de cariz vegetalista, bem como o delicado portal principal, rematado em arco de carena e os capitéis lavrados do interior. A campanha seiscentista centrou-se no grandioso retábulo de talha dourada e policromada da capela-mor, em estilo barroco nacional, que integra uma tela atribuída a Bento Coelho da Silveira (um dos melhores pintores nacionais no seu tempo), representando Nª Srª da Conceição da Oliveira, o orago do templo.

Merecem ainda referência os retábulos oitocentistas em talha dourada das capelas laterais, uma representação do Calvário da escola maneirista de Évora, e a fonte baptismal, em cantaria, aparentemente quinhentista.

Na igreja matriz não faltam motivos de interesse para a sua inclusão nos roteiros patrimoniais concelhios e regionais, e a sua classificação recente como imóvel de interesse público diz bem da sua importância e interesse enquanto monumento e do seu valor estético do ponto de vista arquitectónico.

_LPR

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.