O relógio de sol da igreja matriz…

Início » Alvalade » O relógio de sol da igreja matriz…

Sem comentários

Durante vários séculos, muitos terão sido os olhos que se levantaram e fixaram no relógio de sol seiscentista, de tipologia vertical meridional, adossado na face sul da torre sineira da igreja matriz de Alvalade… Construído numa pequena mas boa pedra de Trigaches, deu as horas solares à vila e aos forasteiros que por aqui passavam, numa época em que a igreja matriz era um dos locais de maior referência e mais frequentados de Alvalade.

A sombra do estilete de ferro sobre o seu mostrador de marcações horárias em numeração arábica, media o tempo solar e regulou o pulsar diário da vida da paróquia e da vila. Por ele se orientavam os fiéis para as horas dos ofícios e momentos de oração na igreja, e os moradores para os seus trabalhos e demais afazeres diários. É muito provável que o seu pequeno gnómon tenha também marcado o tempo ao grande mestre entalhador Manuel João da Fonseca, e aos seus ajudantes, durante a execução do notável retábulo principal da matriz, de madeira dourada, no último quartel do século 17…

Embora tenha perdido importância e utilidade com a aquisição do relógio mecânico, em 1916, igualmente colocado na torre sineira, o velho relógio solar da matriz é parte importante da memória e da alma do adro. E ainda mede a passagem do tempo e dá horas a quem lhe ‘pedir’…

_Luís Pedro Ramos

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.