Agradeço, aqui, a oferta da última obra publicada pelo escritor e poeta alvaladense Eduardo Olímpio, “Enlouqueço Amanhã” (uma colectânea de poesia), que o autor teve a amabilidade de me enviar e as palavras simpáticas sobre o trabalho de divulgação de Alvalade através deste web sítio. Muito obrigado, Eduardo Olímpio.
A obra de Eduardo Olímpio, com dimensão nacional e que parcialmente se insere no neo-realismo português, é, talvez, a mais importante dos escritores e poetas alvaladenses. O autor de “António dos olhos tristes” e “Um girassol chamado Beatriz”, entre muitos outros títulos, justifica o reconhecimento dentro de portas e no concelho, como por exemplo a atribuição do seu nome a uma das ruas de Alvalade e a homenagem merecida e devida àquele que é um dos filhos mais ilustres da terra. Em vida e não a título póstumo… Homenagear Eduardo Olímpio é prestigiar também a freguesia e a sua dimensão cultural e um contributo importante para a valorização e projecção de Alvalade. Para conhecer o percurso e parte da obra publicada de Eduardo Olímpio, consulte a wikipédia aqui.
_LPR
Eduardo Olímpio, nosso conterrâneo e meu contemporâneo, merece toda a gratidão pela magnifica Obra.
Já tenho o livro de poemas ENLOUQUEÇO AMANHÃ, cujos poemas vou lendo, até já lhe dediquei uma das mensagens no Blogue Viver Alvalade. Os seus Livros de prosa que o Luis cita,foram de leitura obrigatória para estudantes de Português na Escola C+S de Alvalade, hoje Agrupamento Escolar Dr. Arménio Lança. Sei porque nesse tempo ainda era gerente da Papelaria Nobre.
JRN