A Casa do Povo de Alvalade colocou uma folha de acrílico sobre o painel de azulejos evocativo do 180º aniversário da passagem e estadia do Rei D. Miguel I por Alvalade, para protecção contra a acção dos elementos atmosféricos e de eventuais incidentes, sem afectar o traço da estrutura nem a leitura da legenda.
Já deposto, na sequência da guerra-civil de 1832/34, entre liberais e absolutistas, Alvalade proporcionou ao Rei D. Miguel I uma estadia tranquila, acolhedora e garantindo que nada faltasse ao régio viajante e respectiva comitiva, naquele que terá sido, para muitos, o melhor acolhimento que teve ao longo do seu percurso entre Évora e Sines, onde embarcou para o exílio. O painel evocativo da efeméride, foi descerrado no local onde esteve a residência da família Lança Parreira, que acolheu D. Miguel I no dia 31 de Maio de 1834.
As comemorações dos 180 anos da passagem e estadia de D. Miguel I por Alvalade tiveram o seu epicentro no edifício-sede da Casa do Povo e na Praça D. Manuel I, no passado dia 31 de Maio.
_LPR
Comentários recentes