Início » Últimas » Parabéns Eduardo Olímpio!

Parabéns Eduardo Olímpio!

eduardoolimpioO poeta e escritor alvaladense Eduardo Olímpio celebrou, no final da semana passada, 80 anos de idade, ainda que a data oficial do seu nascimento seja o dia 24 de Janeiro. Aconteceu com Eduardo Olímpio o mesmo que com muitos outros do seu tempo cujas datas de nascimento apresentam diferenças entre a data real e a data do registo oficial.

Encontrámos o escritor alvaladense no passado sábado, no centro histórico de Alvalade, em pleno convívio com amigos e familiares, em mais uma visita à terra que o viu nascer e pisando alguns dos locais onde viveu muitos momentos da sua infância, alguns deles transportados para a sua valiosa obra literária.  

O autor de “António dos olhos tristes” e “Um girassol chamado Beatriz”, entre muitos outros títulos, há muito que justifica outro reconhecimento dentro de portas e no concelho, como por exemplo a atribuição do seu nome a uma das ruas de Alvalade e a homenagem merecida e devida àquele que é um dos filhos mais ilustres da terra. Em vida e não a título póstumo… Homenagear Eduardo Olímpio é prestigiar também a freguesia e a sua dimensão cultural e um contributo importante para a valorização e projecção de Alvalade.

Parabéns Eduardo Olímpio pelo seu 80º aniversário e fazemos votos, daqui, que conte ainda muitos outros e continue a sua  produção literária, que muito nos honra e prestigia, enquanto alvaladenses.

Para conhecer o percurso e parte da obra publicada de Eduardo Olímpio, consulte a wikipédia aqui

 

_LPR

6 Respostas a Parabéns Eduardo Olímpio!

  1. José do Rosário Responder

    14 de Janeiro de 2013 em 13:41

    Em Agosto de 2006, por ocasião do 1º Encontro dos Alvaladenses Ausentes, foi aprovada por Unanimidade, uma proposta de iniciativa do Sr. Joaquim Guerreiro, para que fosse dado os nomes do escritor e poeta Eduardo Olímpio e do Professor Dr. Augusto Deodato, a duas ruas de Alvalade. A decisão foi encaminhada para as autoridades autárquicas, que até hoje não se pronunciaram.
    De recordar, que esse Encontro, foi de todos o mais emocionante. Dos presentes… nascidos e criados em Alvalade, havia pessoas que há mais de quarenta anos não vinham à sua terra Natal!….

  2. Matilde Oliveira Responder

    14 de Janeiro de 2013 em 13:51

    Não conheço o Sr. Eduardo Olimpio pessoalmente mas a sua obra fala por si e estou pasma como é que um escritor desta craveira não tem o seu nome numa rua da vila!!!! Alguém me sabe dizer o que é que é preciso ser ou fazer para se dar o nome a uma rua em Alvalade? Os meus MUITOS PARABÉNS também ao Sr. Eduardo Olimpio pelos seus 80 anos de vida!

  3. José Raposo Nobre Responder

    14 de Janeiro de 2013 em 15:58

    Muitos parabéns Eduardo, meu companheiro de Escola, obrigado pelas belas poesias e prosas que o teu talento ofereceu a todos nós.
    Acabo de enviar uma mensagem no meu blogue “Viver Alvalade”, que ilustrei com o teu livro de poemas “ENLOUQUEÇO AMANH”.
    Saúdo também o Alvalade.info por recordar esta data, teria sido excelente oportunidade para Alvalade prestar homenagem a um dos seus filhos mais prestigiados.
    JRN

  4. Maria Dores Carvalho Amado Responder

    14 de Janeiro de 2013 em 17:33

    Matide….já uma vez falei aqui sobre o nome duma rua na parte de trás da m casa. Qnd vim p aqui residir a rua não tinha nome, aliás só tinha poças de água e lixo….nem se circulava por lá…..comecei por colocar lá todo o entulho de paredes e c de banho, etc, etc. Foi-se compondo e depois de abaixo-assinados foi alcatroada. Fiz então um pedido à Junta de freg. Telefonei e entreguei poe escrito. Um dia telefona-me o presidente da Junta a perguntar-me onde era a rua p por a placa. Estava no sitio certo e logo foi colocada uma bonita placa emoldurada de flores com o nome de R Arlete Lima do Vale. E sabe quem era essa senhora?
    Morou nuitos anos no prédio da estação da C. P.. aí de Alvalade…. Ela era a proprietária destes terrenos… É fácil, quanto um estalar de dedos. Quando há boa vontade e empenho pelas localidades é só solicitar…..eu não voto aqui, e atenderam- me…..aliás comigo não há partidos…..há só pessoas inteiras…..

  5. Maria Dores Carvalho Amado Responder

    14 de Janeiro de 2013 em 17:48

    Para Eduardo Olimpio….acabei por não deixar aqui expressos os meus parabéns ao padrinho e co-autor da n Antologia…..”Para Alvalade com Amor”….
    Sinceros parabéns e que conte ainda mais alguns p nos brindar com os seus livros…..

  6. Rui Nunes Responder

    15 de Janeiro de 2013 em 17:48

    Parabéns e que conte por muitos…

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.