Início » Últimas » Património sinalizado…
Sem comentários
A Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, os antigos Paços do Concelho, o Pelourinho, a Fonte e Lavadouro da Bica, a Ponte Romana e a Estação dos Caminhos de Ferro foram dotados de sinalética turístico-cultural com textos em português, inglês e francês, uma iniciativa da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Pelos negativos ou pontos de fixação que se observam no terreno, estão previstos mais três totens de sinalização: na Pinguela dos Coitos, no Cruzamento das Ribeiras e no Porto da Ameira. Com excepção de uma ou outra pequena
gafe, e da duplicação desnecessária de sinalética da Ponte Romana, do Cruzamento das Ribeiras e da Pinguela dos Coitos, susceptível de criar confusão nos visitantes/munícipes e concorrência entre textos, a iniciativa é meritória e preenche uma lacuna há muito identificada.
Com a toponímia e a sinalética dos monumentos resolvida importaria agora, por parte da junta de freguesia, recuperar os topónimos antigos das ruas através de um projecto que contemple a substituição das actuais placas toponímicas do núcleo histórico por pequenos painéis de azulejos com os topónimos actuais e os antigos por baixo enquanto informação cultural. Recuperar a toponímia antiga é valorizar e reconstruir a nossa memória colectiva, essa argamassa que nos liga à terra e nos dá uma identidade própria, única, e permite, em simultâneo, homenagear as sucessivas gerações de alvaladenses que ao longo dos séculos construíram a freguesia. Incluindo as ruas e espaços actualmente sem placas toponímicas.
É também por aqui que passa a valorização do centro histórico de Alvalade…
Comentários recentes