Início » Últimas » Pouca Alvalade na “Santiago-Tur”…

Pouca Alvalade na “Santiago-Tur”…

santiagotur3Prestar um serviço inovador de divulgação e promoção da região Alentejo Litoral, nomeadamente os concelhos de Santiago do Cacém e Sines, com todas as suas potencialidades históricas, culturais e rurais, desenvolvendo uma interligação com as suas gentes. Desta forma, julgamos contribuir para um melhor e mais profundo conhecimento da região, a quem nos visita e a quem não conhece o potencial destes concelhos“. É assim que se apresenta a “Santiago-Tur – Turismo Terra e Mar“, uma empresa privada santiaguense que começa a operar amanhã com a realização de circuitos temáticos e visitas guiadas para os turistas de Santiago do Cacém e Sines. Com 6 circuitos temáticos como oferta, Alvalade está representada no roteiro nº2, intitulado “Aldeias e Culturas”, pela Adega Regional de Conqueiros, que inclui também visitas ao Museu da Farinha, em S. Domingos, ao Museu do Trabalho Rural, na Abela, ao Museu Mineiro, no Lousal, a uma Fábrica Artesanal de Cortiça, em Ermidas, e ao Lagar de Azeite de Abela. O Lagar de Azeite da Daroeira figura também na oferta e locais a visitar num dos programas de fim-de-semana da “Santiago-Tur“.

Aparentemente, a “Santiago-Tur” parece não ter encontrado motivos de interesse dentro da vila de Alvalade para incluir num dos seus roteiros temáticos… Ainda não temos o Museu de Arqueologia de Alvalade, o centro histórico que inclui dois monumentos classificados como imóveis de interesse público (pelourinho e igreja matriz), carece de obras de requalificação e valorização, e a ponte romana, apesar de ser um monumento único no Alentejo Litoral pelas suas características e classificada como imóvel de interesse municipal, continua a ser pouco conhecida. Um contexto adverso que fragiliza Alvalade perante os agentes turísticos da região. Pouco divulgada no concelho e eventualmente até desconhecida da “Santiago-Tur” parece ser também a Oficina das Bordadeiras de Alvalade, um dos locais de visita obrigatória no centro histórico e sempre de portas abertas para receber visitantes e turistas.

_LPR

2 Respostas a Pouca Alvalade na “Santiago-Tur”…

  1. Francisco Lobo de Vasconcellos Responder

    12 de Maio de 2015 em 12:01

    Muito fraquinha esta proposta de “turismo”…o nosso concelho e região é muito mais rica e original do que as propostas apresentadas…

  2. Matilde Oliveira Responder

    12 de Maio de 2015 em 12:11

    Okay concordo, pelo menos os monumentos e as bordadeiras deviam estar nos roteiros, não se percebe.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.