Início » Últimas » Ruas de pedra…

Ruas de pedra…

spedro4A fotografia documenta a rua de S. Pedro, em data incerta mas provavelmente feita pelo meio do século passado. O pavimento de pedra de xisto, oriunda do Monte Novo das Almas, em Ermidas, foi colocado em 1939. A importância desta artéria, uma das principais entradas da vila desde tempos imemoriais e que a partir de 1911 viu crescer a sua extensão e uso com a criação do bairro de S. Pedro, fez com que que tivesse sido uma das primeiras ruas do actual núcleo antigo de Alvalade a ser calcetada, depois de muitos séculos com piso de terra.

Em 1941, o Estado concedeu uma verba de 50 mil escudos para o calcetamento de outras artérias da vila. Em Junho de 1943,  foram calçadas as ruas Almirante Reis, Vasco da Gama e Luis de Camões com pedra oriunda de Santiago do Cacém. Em Março de 1945 começaram, novamente com a comparticipação do poder central, os trabalhos para o calcetamento das restantes ruas da vila (as que permaneciam por pavimentar ou reparar), com pedra do Algarve. A pavimentação das ruas 31 de Maio e da Cruz, ainda hoje com importância nuclear no centro histórico e na vila, só ficaria concluída em 1947, recebendo piso idêntico.

Nos dias de hoje subsistem já poucos vestígios das ruas calcetadas da vila. Aos poucos, nas últimas décadas e ano após ano, as ruas de pedra de Alvalade foram sendo cobertas e tingidas pelo negro do alcatrão, mais barato e mais fácil de aplicar.

_LPR

2 Respostas a Ruas de pedra…

  1. José Raposo Nobre Responder

    30 de Dezembro de 2014 em 17:19

    Belo trabalho Dr. Luis Pedro sobre as ruas de Alvalade. Aproveito para desejar que no Novo Ano de 2015, o Alvalade.info continue o seu magnifico trabalho a favor da nossa terra.
    JRN

  2. admin Responder

    31 de Dezembro de 2014 em 9:40

    Muito obrigado Sr. Nobre. Por enquanto vamos continuando, só não sabemos até quando.
    _LPR

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.