Início » Espaços e Toponímia » A Azinhaga do Adro…
Sem comentários

A actual rua Padre Jorge de Oliveira, a leste do adro da igreja matriz, é o acesso mais antigo para o vale de Campilhas e foi, durante vários séculos, designado como a ‘Azinhaga do Adro’. Era um carreiro estreito e mal amanhado que os habitantes da vila percorriam, maioritariamente a pé, a caminho dos terrenos de cultivo no vale de Campilhas ou para pastorear o seu gado, enquanto outros tê-lo-ão feito em direcção à ribeira para pescar, como era hábito.
Em Novembro de 1510, os visitadores da Ordem de Santiago inspeccionaram a igreja e mediram o adro que era mais amplo do que o actual e incluía o espaço da azinhaga.
O tempo e o uso diário do caminho ao longo dos séculos foi desbastando aquela extrema do adro, acabando por cavar o desnível que a rua actualmente apresenta. Uma rua pequena e periférica, com poucos moradores entre os quais se destacou o Padre Jorge de Oliveira, figura grada da vila na primeira metade do séc. 20, que acabaria por emprestar o seu nome à mui antiga artéria como homenagem e reconhecimento pela sua dedicação a Alvalade.
_Luís Pedro Ramos
Comentários recentes