A travessa do Espírito Santo

Início » Últimas » A travessa do Espírito Santo

Sem comentários

Travessa do Espírito Santo (Alvalade)A travessa do Espírito Santo já foi uma das principais artérias da vila mas hoje poucos a conhecem pelo topónimo e muito menos a importância que teve em épocas remotas. O Padre Jorge de Oliveira, nos seus apontamentos históricos, esclarece-nos a sua localização e a origem do topónimo:

“(…) a norte dos Paços do Concelho e do Pelourinho, já na Rua de Lisboa, existia uma ermida dedicada ao Divino Espírito Santo, contígua à travessa do mesmo nome, que ainda existe e descia em declive suave até à Fonte Branca (actual Fonte da Bica), seguindo daí em carreteira, até ao Porto de Beja, sendo esta a melhor entrada para a Vila”.

Até à construção da linha férrea, que alterou esta importante entrada na vila e a deslocou para a popularmente conhecida ladeira do Quedas ou do Posto, a travessa do Espírito Santo foi, durante muitos séculos, uma das artérias mais concorridas e usadas da vila, desembocando directamente na Praça D. Manuel I, em pleno coração de Alvalade.

_LPR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.