O Museu de Arqueologia de Alvalade foi inaugurado no dia 10 de Junho de 2021, sendo destinado a mostrar a riqueza histórica da freguesia de Alvalade, e está instalado na antiga Igreja da Misericórdia, na Praça D. Manuel I, em Alvalade.
Tem permanente a exposição “Memórias da Terra, das Águas e dos Povos”, que proporciona aos visitantes uma viagem pela história do território através da paleontologia, pela observação de alguns fósseis, e da arqueologia, através de inúmeros achados arqueológicos, cuja abrangência territorial corresponde ao antigo concelho de Alvalade, ou seja, às actuais freguesias de Alvalade e de Ermidas-Sado.
Território rico em terrenos férteis para a agricultura e pecuária, nomeadamente as várzeas dos vales do Sado e de Campilhas, beneficiando de uma importante rede hidrográfica constituída sobretudo pelo rio Sado e pelas ribeiras de Campilhas e do Roxo, outrora abundante de peixe e caça, sempre reuniu as condições ideais para a ocupação humana, cujos vestígios, agora reunidos no Museu de Arqueologia de Alvalade, nos transportam a esses tempos antigos em que as comunidades viviam em perfeita harmonia com a natureza.
Visite o Museu de Arqueologia de Alvalade de terça-feira a sábado das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra ao domingo, à segunda-feira e aos feriados. ENTRADA GRATUITA.
Fonte: CMSC
Comentários recentes